quinta-feira, 29 de outubro de 2015

GERES Itinerante visita o Município de Calumbi

No dia 27 de outubro de 2015, foi a vez do GERES Itinerante visitar o município de Calumbi. O evento teve a presença importante da Secretária de Saúde, Adriana Cordeiro, dos Coordenadores e Técnicos, dos profissionais médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêutico, ACS's (Agente Comunitário de Saúde), ACE's(Agente Combate a Endemias) e Conselheiros de Saúde, avaliando e discutindo os indicadores de saúde da população.




segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Programa GERES Itinerante

O Programa GERES Itinerante foi idealizado com o intuito de estreitar os laços e a troca de experiências entre a XI GERES e os Municípios. Portanto foi pactuado na Comissão Intergestores Regional (CIR), um cronograma de visitas a todos os municípios pertencentes a Regional de Saúde para o ano de 2015.

Nessas visitas estarão presentes a Gerente e a equipe técnica da XI GERES composta pelas Coordenações: Planejamento/Regulação, Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde e Mãe Coruja, onde serão avaliados os indicadores de saúde em conjunto com todos os profissionais de saúde daquele município.

Até o momento foram visitados os municípios de Serra Talhada, Floresta, Triunfo, Itacuruba e Betânia, os demais serão visitados até dezembro do ano corrente de acordo com o cronograma pactuado.








sábado, 3 de outubro de 2015

Dengue



 
O mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da Dengue, Febre de Chikungunya e do Vírus Zika, encontrou na cidade um ambiente ideal para se desenvolver. Para ele não tem período ruim, no tempo das chuvas ele coloca seus ovos em recipientes formados pelo acúmulo de lixo nos terrenos, no período de seca muda de local e vai para os reservatórios residenciais de água da população.

No estado de Pernambuco, no ano de 2015, já foram notificadas 55 mortes por suspeita de dengue. Destas, 15 foram confirmadas, 9 descartadas e as demais estão em investigação. A Febre de Chikungunya acometia somente pessoas que viajavam a locais onde havia circulação do vírus. Atualmente, o vírus está circulando pelo estado de Pernambuco.

Atualmente estamos vivendo um período de seca e diante da possibilidade de aumento significativo no número de casos, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada e a XI Geres, tiveram, nessa semana, uma reunião para o planejamento de ações de combate ao vetor. Levando em consideração que o mosquito Aedes Aegypti vai além das fronteiras municipais, o plano será proposto aos outros municípios que fazem parte da região.
Quanto às estratégias para combate ao mosquito, o Secretário Executivo de Saúde, Aron Lourenço afirma "O trabalho da Equipe de Saúde é importante, mas não deixa o local imune se as pessoas não fizerem suas partes. Se cada proprietário cuidasse do seu território e fiscalizasse os arredores, e utilizassem este produto para lavar os locais com acúmulo de água, reduziríamos muito o número de casos de dengue".
A Gerente da XI GERES, Karla Millene, reforça que “A prevenção é a única arma contra a doença. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Combater a dengue é um dever de todos”.