No dia 27 de outubro de 2015, foi a vez do GERES Itinerante visitar o município de Calumbi. O evento teve a presença importante da Secretária de Saúde, Adriana Cordeiro, dos Coordenadores e Técnicos, dos profissionais médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêutico, ACS's (Agente Comunitário de Saúde), ACE's(Agente Combate a Endemias) e Conselheiros de Saúde, avaliando e discutindo os indicadores de saúde da população.
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
Programa GERES Itinerante
O Programa GERES Itinerante foi idealizado com o intuito de estreitar os laços e a troca de experiências entre a XI GERES e os Municípios. Portanto foi pactuado na Comissão Intergestores Regional (CIR), um cronograma de visitas a todos os municípios pertencentes a Regional de Saúde para o ano de 2015.
Nessas visitas estarão presentes a Gerente e a equipe técnica da XI GERES composta pelas Coordenações: Planejamento/Regulação, Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde e Mãe Coruja, onde serão avaliados os indicadores de saúde em conjunto com todos os profissionais de saúde daquele município.
Até o momento foram visitados os municípios de Serra Talhada, Floresta, Triunfo, Itacuruba e Betânia, os demais serão visitados até dezembro do ano corrente de acordo com o cronograma pactuado.
sábado, 3 de outubro de 2015
Dengue
No estado de Pernambuco, no ano de 2015, já foram notificadas 55 mortes por suspeita de dengue. Destas, 15 foram confirmadas, 9 descartadas e as demais estão em investigação. A Febre de Chikungunya acometia somente pessoas que viajavam a locais onde havia circulação do vírus. Atualmente, o vírus está circulando pelo estado de Pernambuco.
Atualmente estamos vivendo um período de seca e diante da possibilidade de aumento significativo no número de casos, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada e a XI Geres, tiveram, nessa semana, uma reunião para o planejamento de ações de combate ao vetor. Levando em consideração que o mosquito Aedes Aegypti vai além das fronteiras municipais, o plano será proposto aos outros municípios que fazem parte da região.
Quanto às estratégias para combate ao
mosquito, o Secretário Executivo de Saúde, Aron Lourenço afirma "O
trabalho da Equipe de Saúde é importante, mas não deixa o local imune se as
pessoas não fizerem suas partes. Se cada proprietário cuidasse do seu
território e fiscalizasse os arredores, e utilizassem este produto para lavar
os locais com acúmulo de água, reduziríamos muito o número de casos de
dengue".
A Gerente da XI GERES, Karla
Millene, reforça que “A prevenção
é a única arma contra a doença. A melhor forma
de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios
para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não
acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de
refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas,
caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre
outros. Combater a dengue é um dever de todos”.
Assinar:
Postagens (Atom)