segunda-feira, 30 de novembro de 2015

TRIUNFO: Programa Saúde no Comércio

No dia 24 de novembro, foi realizada uma atividade com os funcionários do grupo Natal. A equipe do NASF de Triunfo que conta com nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga e educador físico junto com a enfermeira coordenadora da atenção básica realizaram dinâmica de grupo, roda de conversa, palestra sobre alimentação saudável, saúde do homem, saúde da mulher, técnicas de alongamento/relaxamento.

O programa de Saúde no Comércio tem como objetivo levar ações de saúde para o local de trabalho dos funcionários de empresas do município, já que estes trabalhadores tem maior dificuldade de procurar os serviços de saúde devido à carga horária extensiva e coincidente com o horário de funcionamento das Unidades de Saúde da Família.

Busca-se com estas atividades atuar na prevenção de agravos à saúde, informar os trabalhadores sobre os seus direitos e sobre diversos temas relacionados à saúde, criar vínculos entre os usuários e os profissionais atuantes na saúde pública do município e proporcionar momentos de reflexão sobre a saúde dos funcionários das empresas.








TRIUNFO: Treinamento com técnicos da REDE NUTES

No dia 25/11/2015 uma equipe de técnicos da UFPE em parceria com a Secretaria Municipal de Triunfo realizou um treinamento com profissionais atuantes nas Unidades de Saúde da Família que possuem o serviço de telesaúde. 

O Núcleo de telesaúde da UFPE, financiado pelo Ministério da Saúde visa melhorar a qualidade do ensino, pesquisa e assistência em saúde através do desenvolvimento e aplicação das tecnologias da informação e das comunicações (TIC) na saúde.

Com este recurso as equipes poderão contar com suporte assistencial e a educação permanente dos profissionais das ESF em serviço, integração ensino-serviço entre USF e a rede de referência em hospitais-escola do Sistema Único de Saúde (SUS), minimizar e melhor qualificar os encaminhamentos para as redes de referência, contribuindo para o sistema de referência e contra-referência, melhorar a qualidade da assistência à saúde da população.




TRIUNFO: Integração do NASF com a Academia da Saúde


No dia 06/11/2015, foi realizado o dia D da Academia da Saúde com campeonatos, exercícios aeróbicos, Jogos de Mesa (Xadrez, Dama e Dominó), rodas de conversa sobre a importância de exercícios físicos prevenção de quedas e fraturas.

As equipes de Saúde da Família convidaram os idosos por meio dos Agentes Comunitários de Saúde. Profissionais das Unidades realizaram aferição de pressão arterial, glicemia de jejum. A equipe do NASF realizou avaliação física, alongamento/relaxamento, atividades aeróbicas, rodas de conversa sobre alimentação saudável bem como fizeram encaminhamentos para atendimento individual daqueles pacientes que obtiveram as avaliações e sinais vitais alterados.

Na Academia da Saúde de Triunfo são realizadas diariamente atividades coletivas como práticas corporais supervisionadas por educadores físicos. Das 6h às 7h são realizadas atividades direcionadas aos públicos idosos, crianças, mulheres e à comunidade em geral.

A gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Triunfo tem direcionado seus esforços para promover educação em saúde como forma de prevenir agravos, para isto desenvolve projetos que integrem as equipes em atividades educativas.






ITACURUBA: Parceria entre Instituições leva serviço e assistência a comunidades carentes

A Associação dos Juízes Federais do Brasil, realizou, nesta quarta-feira (25/11), na Escola Municipal Pacífica Marcos, no povoado de Ingazeira - Comunidade Quilombola - e na Escola Gerson Pires de Araújo, no povoado de Coité, ambos em Itacuruba, no Sertão, a Ação Civil Social (ACISO) denominada Expedição da Cidadania. O evento contou com a participação de várias instituições municipais, estaduais e federais e tinha como objetivo aproximar o Estado do cidadão, levando serviços, atendimento médico e jurídico, entre outros.
Na área de saúde, a equipe da XI Geres realizou vacinação (PNI); fez acompanhamento de crianças e gestantes (Mãe Coruja); distribuiu preservativos e panfletos educativos sobre dengue, zika e chikungunya e realizou testagem rápida de HIV (Vigilância em Saúde). "A intenção destas ações é prestar atendimento às comunidades mais carentes, levando imunização, fazendo prevenção de doenças transmitidas por vetores e detecção e prevenção do HIV, por exemplo", explicou a gerente da XI Geres, Karla Millene.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

EVENTO: Simpósio de Saúde do Homem do HOSPAM

Foi realizado nos dias 23 e 24/11 o Simpósio de Saúde do Homem do HOSPAM. Evento voltado para profissionais e estudantes da área da saúde, onde contou com a participação de mais de 10 palestrantes e de um público de mais de 110 pessoas. 
O evento teve um cunho educacional e solidário, arrecadar alimentos para a Casa de Apoio e Acolhimento a Criança e Adolescente de Serra Talhada.

"Encerramos nesta terça feira, 24/11  o maior evento do Núcleo de Educação Continuada do HOSPAM, o SIMPÓSIO DE SAÚDE DO HOMEM, na segunda feira (23), contamos com a presença de autoridades compondo a mesa e de um público de mais de 110 pessoas, entre estudantes e profissionais e Aproveitamos a solenidade para fazer a entrega de toda a doação arrecadada durante as inscrições, foram mais de 230 kg de alimentos, já na terça feira, foram mais 8 rodadas de palestrantes. Com esse evento, encerramos as atividades de 2015 do Núcleo de Educação continuada do HOSPAM. Retornaremos em fevereiro de 2016."  disse o  Gerente de Enfermagem do HOSPAM e Coordenador do Núcleo de Educação Continuada, João Antonio B. M. Antunes.















Programa GERES Itinerante visita o município de Flores

Chegou a vez do Programa GERES Itinerante visitar o município de Flores, o evento contou com a presença e participação do vice-prefeito, Francisco Pereira, da Secretária de Saúde, Valéria Medeiros e toda sua equipe. Foram discutidos os indicadores de saúde e planejadas ações com participação do controle social.






Rede estadual reforça esquema contra microcefalia no interior. Três centrais serão montadas, uma será em Serra Talhada

Pernambuco adotará nova estratégia para lidar com o aumento dos casos de microcefalia, já presentes em quatro a cada 10 municípios do estado. Além do Recife, hospitais nas cidades de Caruaru (Agreste), Serra Talhada e Petrolina (Sertão) começarão a atender os pacientes das respectivas Gerências Regionais de Saúde. A medida visa dar celeridade aos diagnósticos e desafogar os centros de referência da capital. O anúncio oficial da força-tarefa conjunta com o interior deverá ser feito hoje, mesmo dia em que serão atualizados os boletins de ocorrências de casos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O ministério já calcula mais de 500 casos de microcefalia. Até o fim do ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estima que serão cerca de 2 mil. Em Pernambuco, são 268 casos notificados e 102 confirmados, de acordo com o último boletim. Até então, os pacientes – inclusive do interior – estavam se deslocando para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Centro Integrado Amaury de Medeiros, o Imip e a AACD.
Metade dos atendimentos da infectologia infantil do Huoc, atualmente, é apenas de microcefalia. “É uma demanda muito grande, que a gente não comporta. Não temos pacientes só de microcefalia”, ressaltou a infectologista do Huoc Regina Coeli. Ontem, pelo menos oito mães procuraram a unidade, incluindo uma de Exu, cidade no Sertão, a 628 km do Recife.
Estamos marcando uma média de cinco a oito pacientes por dia, para realizar a coleta e a tomografia. Sabemos que o deslocamento do interior para a Região Metropolitana é complicado, as prefeituras estão precisando reorganizar a agenda dos carros”, acrescentou a chefe do serviço de Infectologia do Huoc, Ângela Rocha.
Em Caruaru, a unidade referência será o Hospital Jesus Nazareno. O Dom Malan ficará responsável pelo atendimento dos casos em Petrolina e deve absorver também parte da demanda da Bahia. Em Serra Talhada, o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) fará o mesmo papel. A escolha das unidades de saúde levou em consideração a estrutura, o corpo técnico de profissionais e a localização geográfica.
A SES não divulgou a quantidade de registros por município. Caruaru tem quatro casos confirmados e dois em investigação. Em Serra Talhada, há pelo menos um caso confirmado. Os dados foram repassados pelas respectivas gestões municipais. Na AACD, dos cinco pacientes com procedimento aberto, um é de Surubim, Agreste. Até a próxima sexta-feira, o Huoc fechará balanço interno com o local de nascimento de cada paciente atendido.
Além da atualização do quantitativo de casos, será divulgado hoje também o protocolo para gestantes e uma atualização do protocolo de atendimento às crianças. Ontem, o governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu com deputados federais e estaduais para informar as ações desenvolvidas pelo estado.
Ontem, a presidente Dilma Rousseff (PT) cobrou à equipe interministerial o envio de três relatórios diários sobre as ações direcionadas à microcefalia. O governo federal também lançará campanha informativa.
Casos de zika notificados como dengue
O zika vírus, apontado como a principal hipótese no aumento do número de casos de microcefalia no Brasil, ainda não é notificado em Pernambuco. O Brasil não dispõe de um sistema de informação para cadastro da doença, introduzida no país depois da Copa do Mundo. A ausência do sistema impede o cadastro pelas equipes de controle epidemiológico e pode comprometer o acompanhamento dos casos de microcefalia, caso comprovada a relação entre as duas. Em Pernambuco, por exemplo, o zika permanece sendo notificado como dengue.
Muitas pessoas já tiveram dengue, então é pouco provável que haverá uma explosão de casos da doença no próximo ano. Porém, podemos ter mais casos de chikungunya e zika. Só que não temos como detectar o zika pela falta do sistema de informação”, lembrou a coordenadora de Controle da Dengue e Febre Chikungunya da SES, Claudenice Pontes. Segundo ela, a única prevenção disponível hoje é o controle do mosquito vetor. O estado, porém, deverá fechar o ano com o índice de infestação mais alto que o planejado. “Temos hoje 61 municípios em situação de risco”, alertou Pontes. Pernambuco tem quatro casos confirmados de zika e 264 amostras coletadas, em unidades sentinela na RMR, em análise laboratorial.
A expectativa é de que o estado finalize o plano de combate ao mosquito, com ações para 2016, até o fim desta semana. O documento lançará mão de estratégias específicas para várias situações hipotéticas previstas, como surto e epidemias.“Com certeza, 80% dos casos notificados como dengue foram de zika”,afirmou o pesquisador da Fiocruz Carlos Brito.
Do Diário de Pernambuco

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Projeto Boa Visão

O Projeto Boa Visão, que beneficia alunos da rede estadual com consultas oftalmológicas e concessão de lentes corretivas, capacitou em setembro/2015, triadores que atuarão na II Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Limoeiro; na X Geres, em Afogados da Ingazeira; e XI Geres, em Serra Talhada, com participação da Secretaria Estadual de Educação. Ao todo, 200 profissionais de escolas, entre professores e funcionários, foram treinados para identificar estudantes que possam estar com algum problema de visão.

Desde outubro/2015, foi iniciado o atendimento do Projeto Boa Visão nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs), onde os jovens passaram a ter consultas com oftalmologistas para que haja o parecer médico sobre os casos. O programa promove a assistência oftalmológica, identificando e corrigindo problemas visuais em alunos do ensino fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Travessia, além de professores e servidores da Rede Estadual de Ensino.

" A intenção é ampliar para as demais regiões que tem essa especialidade", explicou a coordenadora estadual do Projeto Boa Visão, Mayra Ramos. Já foram realizadas 75.605 consultas oftalmológicas e 44.421 óculos corretivos já foram confeccionados, sendo 907 escolas contempladas. O projeto realizou consultas na I, II, IV, VI, VII, IX, X XI e XII Regiões de Saúde. A previsão de consultas oftalmológicas nas regionais de saúde são de 8.131 (II Geres), 2.794 (X Geres) e 4.227 (XI Geres).


Treinamento - Todos os triadores recebem um manual e um kit com as principais orientações para realização da triagem. Nas consultas com o oftalmologista, serão realizados exames de tonometria, que mede a pressão sanguínea do olho, e de fundoscopia, para analisar o fundo do globo ocular. Além das consultas, os alunos, caso necessário, poderão adquirir óculos, gratuitamente, por meio do Lafepe. Já os que apresentarem problemas com necessidade de exames complementares ou intervenção cirúrgica serão encaminhados aos serviços de referência do Estado.




Gestores e profissionais da UPAE Serra Talhada;


Gerente da XI GERES visitando o Projeto Boa Visão;



Profissionais da UPAE  realizam palestras para os alunos e professores da Escolas Estaduais;










Realização de consultas com os oftalmos;




Gerente da XI GERES, junto a nossa Técnica no momento de escolha da armação.


Equipe XI GERES e LAFEPE.