quarta-feira, 30 de março de 2016

XI GERES: Reunião do Grupo de Trabalho (GT) de microcefalia

Ontem dia 29/03/2016, aconteceu no Auditório da XI GERES uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) de microcefalia, onde estavam presentes a Gerente da XI GERES e sua equipe envolvida no assunto, os Residentes em Saúde Coletiva, os profissionais do HOSPAM e da UPAE.

Foram discutidos e traçadas estratégias para um atendimento preciso as crianças com suspeita de microcefalia, para que no dia 30 de abril de 2016, estejam fechados os quantitativos de casos confirmados e descartados.

Foi informado também que vai acontecer um mutirão nos dia 15 e 29 de abril de 2016, no Hospital Mestre Vitalino em Caruaru-PE, com o objetivo de atender todas as crianças que ainda não foram atendidas.




XI GERES: Reunião sobre campanha de vacinação antirrábica

No dia 29 de março, aconteceu pela manhã no Auditório da XI GERES uma reunião sobre a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos, onde foi definido estratégias para o dia ''D'' que será neste sábado dia 02/04/2016. Neste momento estavam presentes a equipe da Vigilância em Saúde e os técnicos envolvidos nessa ação da XI GERES, além dos responsáveis técnicos pela Campanha em cada município que compõe a XI GERES.

A Campanha acontecerá durante todo o mês de abril e tem como objetivo prevenir a circulação da raiva e impedir a transmissão entre os animais e humanos. Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de cães e gatos. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Tendo isso em vista, no Brasil, a maioria dos estados e municípios promovem campanhas anuais de combate à doença e na XI GERES não seria diferente. No Dia “D” terão postos abertos para vacinação em todos os municípios que compõem a regional e a XI GERES dará suporte fornecendo vacinadores para os locais onde foram identificado maior risco.

Vamos todos fazer parte dessa campanha! No dia 2 de abril procure no seu município o posto de vacinação mais próximo e leve seu cão ou gato. A prevenção da raiva começa com o comprometimento de cada cidadão!



XI GERES: Encontro Macrorregional de Promoção à Saúde

No dia 23/03/2016,  aconteceu o Encontro Macrorregional de Promoção à Saúde no auditório do HOSPAM, com o objetivo de planejar e qualificar as ações do Núcleo de Promoção da Saúde (NPS) e do Programa Academia da Saúde (PAS). Estavam presentes representantes dos municípios que compõem a VI, VII, X e XI GERES.

Nesse momento, foi realizado um levantamento das ações de promoção da saúde desenvolvidas nos municípios, ratificar o convite para a elaboração do plano de ação semestral do NPS para todos os municípios de Pernambuco e orientado quanto ao tema a ser trabalhado no Dia Mundial da Saúde “O Enfrentamento ao Aedes e suas consequências”.

Já em relação ao PAS, houve uma apresentação geral sobre o Programa, a situação dos municípios quanto à solicitação do custeio para os polos e as pendencias em relação a sua construção.

O Encontro foi finalizado ressaltando a importância de fortalecer o Núcleo de Promoção da Saúde e o Programa Academia da Saúde em cada município, reforçando o papel de cada equipe para realizar as ações e dar continuidade aos trabalhos.





quarta-feira, 23 de março de 2016

XI GERES: Dia Mundial da Água

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções além das necessidades básicas como por exemplo tomar banho.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!



terça-feira, 22 de março de 2016

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: Dia do Orgulho SUS

Comemora-se no dia 21 de março, o dia do Orgulho SUS que faz parte de uma campanha onde convoca todos os usuários e profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) a compartilhar suas ideias e atitudes para melhorar os sistemas de saúde. Inspirado no movimento global e voluntário, o Dia do Orgulho SUS é de todos os que desejam fazer uma mudança para melhorar o SUS.
Dia 21 de março foi escolhido para comemorar o Dia do Orgulho SUS por ter sido o dia do encerramento da 8ª Conferência Nacional de Saúde (21/03/1986), cujo relatório é o principal marco na construção do sistema de saúde brasileiro, o SUS.
Apesar das conquistas, ainda há muito para implementar. Todos podem ajudar a construir um SUS melhor. Pequenas ações, juntas, fazem uma grande diferença no dia a dia de quem trabalha e é usuário do sistema, além de trazer inspiração para outras pessoas.
Desta forma, a 2ª turma de residentes de Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes, vinculada à Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), alocados na XI GERES no município de Serra Talhada, com o objetivo de publicizar o Dia do Orgulho SUS como sistema de políticas públicas equânimes e universais, enfatizando a importância da participação popular no controle social, promoveram em parceria com a UPAE (Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado) na manhã desta segunda ação socioeducativa em alusão a data.
Na ocasião foram desenvolvidas as seguintes ações: Roda de diálogo expositiva e interativa sobre o SUS com os usuários, dinâmica convidando os usuários a exporem suas ideias e desejos relacionados ao SUS, sensibilização dos profissionais e usuários do SUS a aderirem à campanha também nas redes sociais.
O envolvimento dos usuários e profissionais foi fundamental para que a atividade tivesse êxito. Enquanto usuário e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, é fundamental a valorização desse Sistema, buscando a cada dia mais implementar políticas e ações que garantam a acessibilidade e integralidade aos serviços prestados.








sexta-feira, 18 de março de 2016

XI GERES: Comitê de Mobilização e Enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya

Ontem 17/03/2016, no Auditório da XI GERES, aconteceu uma Reunião do Comitê Regional de Mobilização e Enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya com Wellinton Tavares, Coordenador Estadual de Vigilância das Arboviroses, falando sobre a importância da mobilização e envolvimento da população nas ações educativas para combater as Arboviroses, uso do larvicida (pyriproxyfen), que é seguro para o controle do mosquito Aedes Aegypti, respeitando as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde e da utilização do carro fumacê que deve ser utilizado somente em casos extremos, uma vez que, o mesmo também é prejudicial à saúde das pessoas, principalmente crianças, idosos e doentes crônicos, além de causar problemas à fauna local, como por exemplo, a morte de outros animais.

Estavam presentes a Gerente da XI GERES e a equipe de Vigilância em Saúde, os Coordenadores de Vigilância Ambiental dos municípios, Representante da Igreja Católica do Tiro de Guerra e dos Hospitais Santa Marta e São Francisco.




quinta-feira, 17 de março de 2016

FLORES: Programa GERES Itinerante

Aconteceu no dia 16/03/2016, no município de Flores, o Programa GERES Itinerante, realizado na Câmara de Vereadores.
O evento contou com a presença do Vice-prefeito, Francisco Pereira (Chico dos correios), da Secretária Municipal de Saúde, Valéria Medeiros e toda sua equipe. Foram apresentados e discutidos os Indicadores de Saúde e planejado ações com participação do controle social, com os seguintes tópicos: Apresentação do Monitoramento mensal do Programa Mãe Coruja, por Ana Cristina, Coordenadora do Programa Mãe Coruja da XI GERES, do Planejamento, por José Alves, Sanitarista, do Monitaramento da UPAE e Exames de Imagem, por Maria Aparecida Alves, Apoiadora da Regulação, dos Indicadores do Pacto da Saúde, por Karla Millene, Gerente da XI GERES, do PFAP (Política de Fortalecimento da Atenção Primária), por Ana Louise, Coordenadora da Atenção Básica, sobre a Microcefalia, por Adna Maris, Apoiadora da Vigilância em Saúde, da Vigilância em Saúde, por Maria José Mourato, Coordenadora de Vigilância em Saúde, e da APEVISA (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária), por Ednilson Lopes, Coordenador da Vigilância Sanitária.
Parabenizamos o município de flores pela organização do evento, receptividade e sobretudo com o compromisso com a saúde de seus munícipes.


















XI GERES: Videoconferência - Reunião Microcefalia

Aconteceu no dia 15/03/2016, no período da tarde no Auditório da XI GERES, uma reunião sobre a Microcefalia através de videoconferência, com o Grupo de Trabalho de Microcefalia da nossa regional de saúde, envolvendo gestores e profissionais do HOSPAM e UPAE.
Na videoconferência também participou a VI GERES.




terça-feira, 15 de março de 2016

XI GERES: CRPAM - Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto e OLS - Operação Lei Seca

OLS - Operação Lei Seca, juntamente com a equipe da XI GERES e CRPAM - Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto, realizaram no período de 08/03/2016 à 13/03/2016,  blitz educativa e punitiva visando a diminuição de acidentes por transportes terrestre sobretudo por moto nos pontos principais da cidade de Serra Talhada-PE.

Durante esse período foram realizadas no total de 640 abordagens de veículos, sendo 344 motos, 67 multas e 382 testes com o etilômetro (bafômetro).











quarta-feira, 9 de março de 2016

XI GERES: CRPAM (Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto) e OLS (Operação Lei Seca)

A Gerente da GERES e sua equipe, CRPAM - Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto e OLS - Operação Lei Seca, estão realizado ações em Serra Talhada e Região, blitz educativa e punitiva visando a diminuição de acidentes por transportes terrestre sobretudo por moto.

Na noite de ontem 08/03/2016, na Av. Afonso Magalhães, Serra Talhada-PE, os condutores eram convidados a realizar o teste etilômetro (bafômetro), bem como apresentar a documentação obrigatória e os profissionais da XI GERES, realizaram abordagem educativa a condutores e passageiros sobre a importância do cumprimento da LEI SECA e ao combate ao mosquito Aedes Aegipty.

Outras programações desta ação estão agendadas para toda semana.