Aconteceu nos dias 02 e 03/03/2016, nos municípios de Santa de Cruz da Baixa Verde e Betânia um mutirão para busca ativa de casos novos de Hanseníase e Tuberculose, que ainda figuram como doenças endêmicas e negligenciadas de maior importância em saúde pública, uma vez que esses municípios são considerados silenciosos. A busca ativa é um método de grande relevância, e se constitui um instrumento importante para a busca sistemática de casos novos de ambas doenças entre as pessoas que convivem ou conviveram com o doente, afim de que sejam adotadas medidas de prevenção em relação ao diagnóstico e o tratamento precoce. Através do monitoramento e avaliação dos Programas Estaduais de Hanseníase e Tuberculose foram detectados municípios silenciosos em relação a detecção de novos casos.
O mutirão foi realizado com parceria entre a Secretária Estadual de Saúde, disponibilizando o ônibus da saúde e sua equipe, profissionais da XI GERES e Municípios.
Aproveitando o momento foi realizado por Tânia Gomes, Apoiadora do Programa Sanar da XI GERES, a busca ativa de casos novos de Tracoma, que é uma doença oftálmica altamente contagiosa causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e que afeta a pálpebra, a córnea e a conjuntiva. Provoca fotofobia (aversão a luz), dor e lacrimejamento, podendo levar á cegueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário