sexta-feira, 29 de abril de 2016

TRIUNFO: Programa GERES Itinerante

Ontem, 28/04/2016, aconteceu no município de Triunfo-PE, o Programa GERES Itinerante, realizado no Auditório da Prefeitura.
O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Daniel Antas e toda sua equipe. Foram apresentados e discutidos os Indicadores de Saúde e planejado ações com participação do controle social, com os seguintes tópicos: Apresentação do Monitaramento da UPAE e Exames de Imagem, por Maria Aparecida Alves, Apoiadora da Regulação, dos Indicadores do Pacto da Saúde, por Karla Millene, Gerente da XI GERES, do PFAP (Política de Fortalecimento da Atenção Primária), por Ana Louise, Coordenadora da Atenção à Saúde, do Monitoramento mensal do Programa Mãe Coruja, por Ana Cristina, Coordenadora do Programa Mãe Coruja da XI GERES, sobre a Microcefalia, por Adna Maris, Apoiadora da Vigilância em Saúde, da Vigilância em Saúde, por Maria José Mourato, Coordenadora de Vigilância em Saúde, e da APEVISA (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária), por Ednilson Lopes, Coordenador da Vigilância Sanitária.

Parabenizamos o município pela organização do evento, receptividade e sobretudo com o  esforço e compromisso com a saúde da população.













segunda-feira, 18 de abril de 2016

XI GERES: 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Em 2016, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), lança a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 30 de abril a 20 de maio de 2016, sendo 30 de abril, o dia de mobilização nacional.

O Ministério da Saúde antecipa o calendário de Vacina para H1N1 disponibilizando por lotes para esta regional de saúde aproximadamente 63 mil doses, a meta é vacinar pelo menos 80% de cada grupos prioritários para vacinação, onde são contemplados:

1. Trabalhadores de Saúde;
2. Idosos de 60 anos de idade ou mais;
3. Crianças de 06 meses a menores de 5 anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
4. Gestantes;
5. Puérperas até 45 dias após o parto;
6. População Indígena;
7. Pessoas de 2 a 59 anos de idade com Comorbidades (Doenças Respiratória Crônica, Doenças Hepáticas Crônicas, Imunossupressão, Doenças Cardíacas Crônicas, Diabetes, Doenças Renais Crônicas, Obesidade Grau III, Transplantados, Síndrome de Down, Doenças Neurológicas Crônicas);
8. Adolescentes e jovens de 12 à 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.



sexta-feira, 15 de abril de 2016

XI GERES: Seminário de Saúde do Homem

A secretária Estadual de Saúde (SES-PE), através da Gerência de Saúde do Homem e do Idoso (GSHI), no compromisso de contribuir para melhoria da qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), e visando uma oferta de cuidado mais qualificado e integral aos homens de 20 a 59 anos, população alvo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que representa 25% da população pernambucana, realizou nesta quinta-feira, 14/04/2016, no auditório do HOSPAM, a Oficina ''Política Nacional em Atenção à Saúde do Homem e seus eixos'', teve como público alvo profissionais de saúde da Atenção Primária dos municípios que compõe a XI GERES, contou com a presença do palestrante Dr. Airton Sampaio, Consultor da Coordenação Nacional de Saúde do Homem, da Gerente Estadual de saúde do Homem, Valéria Pastor, da Gerente da XI GERES, Karla Millene, da Coordenadora de Atenção à Saúde da XI GERES, Ana Louise, da técnica da Atenção Primária, Yvy Lelis, dos Residentes em Saúde Coletiva e do Coordenador do Curso de Medicina da UPE (Universidade de Pernambuco) campus Serra Talhada, Dr. Breno Ferraz.

O momento foi de grande valia, discussão, interação e aprimorando do conhecimento.





















HOSPAM: Planejamento Familiar

Desde o ano de 2013, vem sendo realizado no HOSPAM (Hospital Professor Agamenon Magalhães) o Planejamento Familiar. O mesmo “é parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher, ao homem ou ao casal, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde” (lei 9263/96).                                                                                                  
                                                                                                                           
O HOSPAM conta com uma equipe multiprofissional composta por Ginecologista/Obstetra (Dr. Lourival Rodrigues); Urologista (Newton Santana); Enfermeiro/Obstetra (João Antônio Magalhães); Assistente Social/Especialista em Psicologia da Família (Carolina Lira) e Psicóloga Clínica (Mêres Mourato).
                                                                                                                   
Neste período fizemos cerca de 250 atendimentos, entre aconselhamentos em família e procedimentos tais como: laqueadura, vasectomia e colocação do dispositivo intra-uterino (DIU).“O planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade”.

As reuniões/atendimentos ocorrem quinzenalmente às quintas-feiras, a partir das 8:30h no próprio hospital. O processo se inicia na Unidade de Saúde da Família (USF) da sua região, com o encaminhamento ao serviço. O atendimento se estende a todos os municípios que compõem a XI Geres.  



Equipe do Planejamento Familiar e usuárias em atendimento.
                                                                                            

quinta-feira, 14 de abril de 2016

ITACURUBA: Operação Lei Seca e XI GERES

Ontem, 13/04/2016, aconteceu na cidade de Itacuruba-PE, a Operação Lei Seca juntamente com os profissionais e residentes da XI GERES realizando blitz educativa e punitiva.





segunda-feira, 11 de abril de 2016

XI GERES: Seminário Estadual sobre o 5º Dia de Saúde Integral de Crianças e Mulheres e Monitoramento da Criança sob Risco

Aconteceu no dia 08.04.2016 às 08h30min, no auditório da XI GERES o Seminário Estadual sobre o 5º Dia de Saúde Integral de Crianças e Mulheres e Monitoramento da Criança sob Risco, com a presença de técnicos das diversas áreas técnicas da Saúde da Regional e dos municípios: Atenção à Saúde, Atenção Primária à Saúde, Programa Mãe Coruja Pernambucana, Vigilância em Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Residentes da Escola de Saúde Pública de Pernambuco.

O referido evento teve como objetivo adequar a Atenção Integral a Mulheres e seus Bebês na primeira semana de vida, especialmente até o 5º dia de vida; bem como, monitorar no território de residência, as crianças que apresentam vulnerabilidade a sua saúde.




sexta-feira, 8 de abril de 2016

XI GERES: 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.
Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.
É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso país. Vale destacar que não devemos procurar melhorias apenas em hospitais, devemos lutar por mais segurança, educação, lazer, cultura, entre vários outros direitos básicos e fundamentais para o nosso completo bem-estar.
Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.
Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.
De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.


ITACURUBA: Programa GERES Itinerante

Aconteceu no dia 06/04/2016, no município de Itacuruba, o Programa GERES Itinerante, realizado na Câmara de Vereadores.
O evento contou com a presença do Prefeito, Gustavo Cabral, da Vice-prefeita, Djnanny Almeida, do Vereador, Flávio José, da Secretária Municipal de Saúde, Solange Almeida e toda sua equipe como médicos, enfermeiros, ACS (Agente Comunitário de Saúde) e Técnicos da Vigilância em Saúde, além de representantes das Secretarias Municipais de Obras e Desenvolvimento. Foram apresentados e discutidos os Indicadores de Saúde e planejado ações com participação do controle social, com os seguintes tópicos: Apresentação do Monitaramento da UPAE e Exames de Imagem, por Maria Aparecida Alves, Apoiadora da Regulação,  dos Indicadores do Pacto da Saúde, por Karla Millene, Gerente da XI GERES, do PFAP (Política de Fortalecimento da Atenção Primária), por Ana Louise, Coordenadora de Atenção à Saúde, do Monitoramento mensal do Programa Mãe Coruja, por Ana Cristina, Coordenadora do Programa Mãe Coruja da XI GERES,  sobre a Microcefalia e da Vigilância em Saúde, por Adna Maris, Apoiadora da Vigilância em Saúde e da APEVISA (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária), por Ednilson Lopes, Coordenador da Vigilância Sanitária.
Parabenizamos o município  pela organização do evento, receptividade e participação tornando um momento bastante produtivo para melhoria das ações desenvolvidas na cidade de Itacuruba.