Aconteceu no dia 30/03/2016, no município de Floresta- PE, o I Seminário de Saúde Mental, onde estavam presentes a Prefeita, Rosângela Maniçoba, o Secretário de Saúde , José Geovani, a Secrtetária de Saúde do município de Itacububa, Solange Almeida, o Sanitaristra da XI GERES, José Alves e os Técnicos das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. O evento foi ministrado pelo palestrante e médico psiquiatra, Gustavo Arribas, que trouxe como reflexão principal a importância da inclusão das pessoas com transtorno mental na sociedade, reforçando o objetivo de criação das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS). A palestra também abordou assuntos como os tipos de transtornos mentais e aqueles que mais afetam a população, chamando atenção para o fato de que os transtorno mental comum e não grave são aqueles que mais afetam a população mundial e os que menos se dão atenção pois, as pessoas em geral acabam esquecendo o conceito de saúde: estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença.
A saúde então, apesar de nunca conseguir encontrar um estado completo em todos os aspectos citados, devem sempre ser considerados de maneira integral e nunca isolados.
O modo de pensar das pessoas (preconceitos) e modo de vida agitado tem implicado numa falta de cuidados da saúde mental, situação também vista nos profissionais de saúde. Também foi abordado a relação dos transtornos mentais e sua relação direta com o uso de drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário