quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

XI GERES: Oficina de atualização das Diretrizes de Vigilância Epidemiológica da Síndrome Congênita relacionada à infecção pelo Vírus Zika em Pernambuco

Aconteceu no dia 17 de janeiro no ano em curso, no auditório do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, Serra Talhada-PE a Oficina de atualização das Diretrizes de Vigilância Epidemiológica da Síndrome Congênita relacionada à infecção pelo Vírus Zika em Pernambuco, ação conjunta com Atenção à Saúde, Núcleo de Apoio às Famílias de Crianças com Microcefalia e Vigilância em Saúde em parceria com a UPE, teve como palestrantes os internos do curso de medicina e o público alvo foram os Profissionais de saúde da gestão e da assistência da atenção primária; da gestão e da assistência hospitalar; da vigilância em saúde e dos cantos Mãe Coruja dos 10 municípios de abrangência da nossa regional . Houve um lançamento do fluxograma de assistência à gestante com Zika Vírus e ficha de acompanhamento para registrar a assistência as gestantes deste território, produzido pelos internos de medicina da UPE em sua passagem pelo setor de Atenção à Saúde desta Gerência.

GERES EM AÇÃO FORTALECENDO AÇÃO INTERSETORIAL E MULTIPROFISSIONAL EM PROL DA SAÚDE PÚBLICA.








quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

XI GERES: Reunião com o Prefeito do município de Betânia

Aconteceu ontem 23/01/2018 no auditório da XI GERES uma reunião com o Prefeito do município de Betânia, Mário Flor com Gerente da Regional Karla Millene e suas coordenações. O setor de  Planejamento apresentou os indicadores monitorados no SISPACTO, destacando os que precisavam melhorar. também passou informações a respeito do Hospital de Pequeno Porte, que não tem nenhuma pendência e sobre o SIOPS, destacando o prazo para alimentação do último bimestre no sistema até o dia 30 deste. Por fim informou que o município tem mantido os instrumentos de planejamento em dias e repassou os prazos legais para envio dos mesmos. O setor de Vigilância em Saúde  falou acerca dos programas Academia da Saúde, Núcleo de Promoção a Saúde, PQAVS, Vigilância do óbito e Dengue. No momento a coordenadora parabenizou o prefeito por ter alcançado 100% nos indicadores do PQAVS e pedir mais empenho acerca do programa de Dengue no município, que apesar de baixar o IIP ainda esta longe do preconizado pelo ministério da saúde , pediu ainda mais atenção para os Agentes de Combate a Endemias que não estão fazendo os trabalhos satisfatório. O setor de Atenção a Saúde analisou os indicadores de assistência identificando avanços e desafios, também analisou as necessidades de investimentos na Rede de Atenção à Saúde do município no intuito de potencializar a assistência prestada a população e resolutividade territorial. O setor Mãe Coruja discutiu sobre a atual situação no canto no município, as dificuldades que tiveram ao logo do ano de 2017, principalmente com relação a puericultura que não teve bons índices para que neste ano de 2018 possamos juntos com a atenção primária reverter essa situação. o Canto também está recebendo uma nova sede que irá proporcionar mais conforto para as mães e crianças cadastradas, o que consideramos como um avanço para que o canto mãe coruja em Betânia volte a ter um bom desempenho. 




terça-feira, 16 de janeiro de 2018

XI GERES: Ginástica Laboral


A XI GERES iniciou neste ano de 2018 a Ginástica Laboral, que é uma atividade física realizada com colaboradores em seu ambiente de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica buscando cultivar a saúde e o bem estar. Promovendo a manutenção da saúde física e mental. 

O primeiro resultado a ser observado foi a melhora no clima organizacional e a condição de saúde geral de todos os colaboradores. Num segundo momento já conseguimos perceber o alivio do estress, redução da ansiedade, aumento da motivação e concentração, redução da fadiga corporal e mental, melhora da circulação sanguínea, melhora da mobilidade das articulações, melhora o desempenho profissional.














Prêmio Gestão 2017 aos municípios que compõe a XI GERES e se destacaram ao longo do ano.

A XI Gerência Regional de Saúde é o braço administrativo da Secretaria Estadual de Saúde, tendo como missão apoiar os municípios da sua jurisdição, atuando de forma efetiva nos setores de Planejamento/Regulação, Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde, Administrativo e Financeiro, PNI (Programa Nacional de Imunização), Laboratório de Vetores, Endemias, Laboratório de Peste, Ouvidoria, Gestão de Pessoas, Mãe Coruja. É composta pelos seguintes municípios: Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.
A XI GERES entregou no dia, 20/12, na última reunião da CIR – Comissão Intergestores Regional, o Prêmio Gestão 2017 aos municípios de sua jurisdição que se destacaram ao longo do ano. Diante dos resultados alcançados entre janeiro à novembro de 2017 e avaliando o desempenho, alcance de metas e melhores indicadores no processo de saúde. Os Prêmios do Pacto pela Saúde e da Atenção Primária foram para o município de Itacuruba que após análise de indicadores teve o melhor desempenho no ano. O prêmio do PQAVS – Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde foi para o município de Floresta visto que alcançou o maior número de indicadores no ano. O prêmio do SIOPS – Sistema de Informação de Orçamento Público em Saúde também foi para o município de Floresta visto que foi o melhor no desempenho na aplicação de recursos próprios na saúde. O prêmio do PNI – Programa Nacional de Imunização foi para o município de Serra Talhada visto que alcançou a melhor cobertura vacinal em menores de 1 ano. O prêmio do Canto Mãe Coruja foi para o município de Triunfo onde se destacou no alcance de metas e melhores resultados nos indicadores. O prêmio de Regulação em Saúde foi para o município de Santa Cruz da Baixa Verde onde se destacou no âmbito da regulação.
O Secretário de Saúde com maior frequência na CIR foi do município de Floresta. O Técnico com maior frequência na Câmara Técnica foi do município de Serra Talhada.

A Gerência parabeniza os municípios vencedores do prêmio e deseja que no ano novo que se aproxima possamos continuar a parceria para uma melhor assistência aos usuários do SUS.