Mãe Coruja

PROGRAMA MÃE CORUJA PERNAMBUCANA
O Mãe Coruja dá atenção integral as gestantes usuárias do SUS, a seus filhos e famílias, incentivando o fortalecimento de vínculos afetivos e criando uma rede solidária para a redução da mortalidade infantil e materna. O programa tem compromisso também com a melhoria de outros indicadores sociais, através de ações articuladas em saúde, educação, desenvolvimento e assistência social.

Foi implantado no Estado em 2007, e tornou-se a Lei nº 13.959, 15/12/2009. E está presente em 103 municípios do Estado que apresentavam o coeficiente de mortalidade acima de 25 por mil nascidos vivos.

É reconhecido internacionalmente, tendo recebido em 2014 dois prêmios. O 1º da ONU – Organização das Nações Unidas, na categoria “Promoção de entrega de serviços públicos voltados ao gênero” e o 2º da OEA – Organização dos Estados Americanos, que venceu na categoria “Inovação da qualidade das políticas públicas”. O que muito nos alegrou pelo reconhecimento do trabalho executado, mas principalmente do resultado para os nossos cadastrados.

O Programa Mãe Coruja Pernambucana foi criado para redução da mortalidade materna e infantil, trabalhando Políticas Públicas integrada através de ações estratégicas articuladas e intersetoriais dos eixos de saúde, educação e desenvolvimento social, por meio de 9 secretarias estaduais de: SAÚDE / EDUCAÇÃO/ DESENVOLVIMENTO SOCIAL CRIANÇA E JUVENTUDE/ CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER/ PLANEJAMENTO E GESTÃO / AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA / DA MULHER / DA CASA CIVIL e DA MICRO E PEQUENA EMPRESA, QUALIFICAÇÃO E TRABALHO.
Na XI GERES foi implantado em 2009, nos 10 municípios desta regional. Sendo implantado um “Canto Mãe Coruja” em cada município.

O Canto é um espaço de acolhimento em que ocorre o cadastramento das gestantes.  No espaço, dois profissionais selecionados pelo Estado atuam como gestores de monitoramento e acompanhamento, articulando as ações das diversas secretarias estaduais, municipais, sociedade civil organizada e parceiros, criando assim uma rede solidária para o cuidado integral da gestante, filho e família.

A gestante é monitorada durante o pré-natal, parto e puerpério e a criança desde o seu nascimento até completar cinco anos de idade.

Logo que iniciar o pré-natal a gestante deve procurar o Canto Mãe Coruja para seu cadastramento e acompanhamento, levando seu cartão de pré-natal e documentos pessoais. Ela será acompanhada mensalmente durante a gestação e sua criança até o 5º ano de vida.
Visite nosso BLOG: maecorujape.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário